ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Resultados das eleições serão divulgados somente após às 20h
A espera ocorre em virtude da diferença de fuso horário do estado do Acre
Publicado 26/10/2014
 

Por Rhayana Cordeiro

A divulgação dos resultados da votação referente ao 2º turno das eleições somente poderá iniciar depois das 20h deste domingo (26), horário de Brasília. A espera de três horas entre o fim da votação e o início da divulgação ocorre em virtude da diferença do fuso horário do estado do Acre.

Segundo o artigo 210, II, da Resolução TSE nº 23.399 de 2013, “os dados do resultado para o cargo de Presidente da República serão liberados somente a partir das 17 horas do fuso horário do Acre.”

Aliás, são muitos os eleitores do país que começarão a votar em horários diferenciados. Em virtude das diferenças do fuso horário, em alguns estados da Região Norte, a votação começará e terminará depois. Em 2014, nos Estados onde haverá eleição de segundo turno para os cargos de Governador do Estado, a divulgação dos resultados poderá iniciar logo depois do encerramento da votação.

Nas eleições gerais de 2010, Santa Catarina terminou a totalização dos votos do segundo turno, para Presidente da República, às 20h56min. No Estado catarinense não teve eleição de segundo turno para o governo do estado em 2010, pois  na ocasião, Raimundo Colombo (DEM) foi eleito no primeiro com 52,72%, ou seja, mais do que 50% dos votos válidos. 

Nas eleições deste ano, Raimundo Colombo novamente conquistou votação suficiente para reeleger-se em primeiro turno com 51,36% dos votos válidos – 1.763.735 de votos -, e por isso só haverá segundo turno para Presidente.

Durante as nove horas de votação do dia 5 de outubro passado, 4.058.912 eleitores catarinenses compareceram às urnas para escolher seus candidatos.

Por Elstor C. Werle

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

COMENTE