ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

12 utilidades do limão para as atividades domésticas
Tirar gordura, desinfetar utensílios, deixar a roupa mais branca e mais coisas que você nem imaginava.
Publicado 26/11/2014
 

Por Rhayana Cordeiro

O limão é uma fruta maravilhosa, super nutritiva, rica em vitamina C, fonte de receitas deliciosas como doces, sucos e bolos. O que muita gente não sabe é que o limão também é um antibactericida poderoso.

A fruta possui uma grande concentração de substâncias ácidas que são capazes de combater diversos micro-organismos, por isso, o limão é também um ótimo produto para limpar superfícies, além de eliminar odores e esterilizar objetos.

Confira uma série de usos do limão que ajudarão sua casa a ficar mais limpinha e longe das bactérias:
 
Metais brilhando como novo

Coloque um pouco de sal em cima de meio limão e faça uma esfoliação em peças de cobre, latão e cromo.  Isso deixa os metais brilhando como novos, com aparência de limpeza e cuidado. Isso serve para torneiras, adornos de metais, panelas manchadas, entre outros.
 
Limpe as janelas

Misture quatro colheres de sopa de suco de limão com cerca de dois litros de água para limparas janelas de casa. Pulverize a mistura nos vidros e limpe com jornal. O ácido cítrico dissolve a sujeira, eliminará as manchas de água, deixando a janela brilhando.
 
Banheiro esterilizado e azulejos limpos

A limpeza dos azulejos é uma dificuldade, pois eles geralmente acabam ficando sujos, acumulando lodo e necessitam de uma limpeza pesada, com produtos químicos bem fortes. Para limpar bem as peças de louça, portas e cantinhos do banheiro, faça um suco de seis limões, e aplique com o borrifador.

Para remover a sujeira das juntas dos azulejos, faça uma pasta de suco de limão com duas colheres de creme de tártaro e esfregue com uma escova de dentes. O ácido cítrico elimina manchas e esteriliza o espaço.
 
Ação desengordurante

Se seu detergente acabar, não se desespere, o limão pode te ajudar até mesmo com as louças. Despeje bicarbonato de sódio sobre meio limão e esfregue toda a louça com ele como se fosse uma esponja, a gordura é dissolvida e as panelas ficam limpas e brilhosas.

O limão também pode ser usado para potencializar a ação do detergente de louças, basta acrescentar uma colher de chá de suco de limão na esponja.
 
Esterilize sua tábua de corte

A tábua de corte é uma ferramenta essencial na cozinha, mas que muitas vezes esconde grandes perigos para a saúde da família. Para garantir a higiene dos alimentos, basta espremer meio limão na superfície da sua tábua. Deixe o suco agir por cerca de dez minutos e então esfregue meio limão em toda a superfície. Essa dica funciona tanto com tábuas de madeira, como as de plástico.

Potes plásticos: para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada em tupperwares ou outros recipientes de plástico, esfregue sumo de limão sobre a sujidade, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente.
 
Limpe o forno de micro-ondas

O micro-ondas é uma ferramenta muito útil, mas alguns alimentos, como pipoca, pizza, entre outros, deixam o cheiro fique impregnado no aparelho. Para resolver esse problema, e evitar que todos os seus alimentos fiquem com cheiro de pipoca de bacon, a dica é cortar fatias finíssimas de limão e colocar em vasilha compatível com o forno. Depois e só encher com água quente, e aquecer por um minuto em potência alta.

O limão esteriliza o micro-ondas e ainda ajuda a soltar os restos de alimentos que ficam grudados, depois é só passar um pano úmido.

Desinfecção de talheres

Para desinfetar talheres ou utensílios de madeira basta deixá-los de molho no suco de um limão diluído em ½ copo de água, por 30 minutos. Em seguida enxágue e deixe secar ao sol. Para remover o cheiro de peixe dos talheres, é só esfregar o bagaço do limão neles.
 
Esponja de lavar louça sem mau odor

Para tirar o cheiro ruim da esponja de louça é só espremer um limão, colocando o suco em uma vasilha e completando com água até a metade. Depois, é só mergulhar a esponja na mistura por 30 minutos e enxaguar.

Fogão sem manchas e gordura

Para remover as manchas e gordura das bocas do fogão, basta misturar o suco de um limão com 2 colheres de sopa de açúcar ou de sal. Em seguida, é só aplicar essa pasta nos locais em que deseja limpar, que a remoção fica mais fácil e rápida.
 
Higienização do filtro de barro

Limpe seu filtro de barro passando a casca do limão em toda a parte interna do filtro de água. Isso evita que os fungos se reproduzam, infectando a água.

Tire o mal cheiro das roupas e deixe elas branquinhas

Algumas peças de roupas podem ficar com mau cheiro, e uma colher de chá de suco de limão junto ao sabão na hora da lavagem ajuda a remover esses odores, deixando as roupas limpas e frescas.

Para potencializar a limpeza do sabão em pó, adicione ½ copo de suco de limão na máquina de lavar roupa na hora do ciclo de enxague, isso fará com que suas roupas brancas brilhem, iguais às de comerciais de amaciante.
 
Remoção de odores

Para deixar as mãos cheirosas depois de mexer em peixe cru, alho ou outros alimentos de cheiro forte, basta esfrega-las com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro.

Caixote do lixo: espremer algumas gotas de limão dentro do caixote do lixo é o suficiente para refrescá-lo e deixá-lo a cheirar bem entre lavagens.

Atenção! Depois de usar o limão, lave bem as mãos com água e sabonete; isso evita manchas e queimaduras na pele quando você se expuser ao sol.

 

Fontes: Uma Vida Verde e Bonde

COMENTE