ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Animais vencedores do Torneio Leiteiro serão divulgados no fim desta tarde
Vaca ganhadora poderá produzir a 80 kg de leite em 24 horas
Publicado 23/07/2015
 

Por Rhayana Cordeiro

As vacas vencedoras do Torneio Leiteiro, que é realizado durante a Expo Agro 2015, serão conhecidas até o fim da tarde desta quinta-feira. O técnico da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), Ildemar Bayer Pereira, mais conhecido como Terrinha, explica que estão participando do Torneio Leiteiro, que é organizado pela ACCB, 17 animais de oito cabanhas.

O que será avaliado é a maior produção de leite em 24 horas, com quatro ordenhas. Terrinha comenta que a primeira ordenha ocorreu às 15h de ontem, a segunda às 23h do dia 22, a terceira às 7h de hoje e a última vai ser às 15h desta quarta-feira. Para o Torneio serão aproveitadas apenas três, já que o regulamento prevê que a maior ordenha será descartada.

O Torneio Leiteiro vai premiar quatro vacas. As categorias são Holandesa, Jovem (até 36 meses) e Adulta (mais de 36 meses), e Jersey, Jovem (até 36 meses) e Adulta (mais de 36 meses). As vencedoras serão divulgadas nesta tarde, mas a premiação será entregue apenas no sábado, dia 25.

O presidente da ACCB, Leonardo Resmini, que também trabalha com gado de leite, diz que a premiação no Torneio Leiteiro valoriza o potencial genético dos animais. Ele explica que as vacas que participam de feiras são preparadas com antecedência nas propriedades. "Cuidamos bastante da alimentação e deixamos elas em um ambiente que é semelhante ao que elas vão entrar na exposição", detalha Resmini.

Uma vaca da Cabanha Carlinhos Cassioano, de Jaborá, está entre as favoritas para a premiação. Em três ordenhas ela já produziu 79,5 kg de leite. Carlinhos Cassiano conta que o animal da raça Holandesa recebe uma atenção especial na propriedade. O preço estimado desta vaca fica entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Concórdia

 

COMENTE